Ajuda



Para sanar suas dúvidas sobre barreiras comerciais, sugerimos primeiramente que você verifique a seção Básico sobre Barreiras. Se não encontrar a informação, confere as Perguntas Frequentes, abaixo.
Se você for exportador e tiver com dificuldades para entender as exigências ou barreiras enfrentadas no exterior, visite a parte
Guia interativo. Essa ferramenta tem o passo-a-passo para identificar o tipo de medida que você enfrenta, assim como onde encontrar mais informações.
Caso ainda precise de ajuda, entre em
contato conosco. Estamos à disposição para sanar dúvidas sobre barreiras comerciais estrangeiras, buscar mais informações e analisar medidas cabíveis para contornar ou questionar a barreira.


Perguntas Frequentes (FAQ)



1. Quais são os objetivos do site Barreiras de Acesso?

R: O site serve como uma fonte de dados sobre barreiras comerciais enfrentadas pelas exportações brasileiras. Também serve como ferramenta de planejamento de exportação e para os setores empresariais se organizarem para negociações de remoção de barreiras comerciais, visando a abertura de determinados mercados estrangeiros.

2. Como eu faço para acessar os detalhes das barreiras comerciais e exigências?
R: Você precisa fazer um cadastro no site. Após a aprovação do seu cadastro, você terá acesso aos detalhes de ambos os bancos de dados. Cabe lembrar que certos campos estão restritos para determinados perfis.


3. Quais são as diferenças entre os dois bancos de dados (Barreiras Regulatórias Impeditivas e Exigências Técnicas e Sanitárias)?
R: O banco de dados ‘Barreiras Regulatórias Impeditivas’ tem informações sobre as barreiras regulatórias que impedem ou dificultam as exportações brasileiras. Por outro lado, ‘Exigências Técnicas e Sanitárias & Outras Barreiras’ apresenta as exigências técnicas, sanitárias e fitossanitárias que precisam ser cumpridas pelos exportadores brasileiros para ingressar em cada país. Esse último também inclui outras barreiras não-tarifárias, como procedimentos aduaneiros complexos, taxas alfandegárias excessivas, taxas antidumping, cotas, entre outras.


4. E se o banco de dados não tiver nada sobre o produto e o país que escolhi?
R: Se você não encontrar informações no banco de dados, pode ser que não exista barreira ou exigência regulatórias para o determinado produto no país de interesse. Por outro lado, podem existir barreiras, mas as informações não foram inseridas no banco de dados. Nesse caso, entre em contato conosco, ou com a sua associação setorial.


5. Onde encontro informações sobre barreiras tarifárias?
O banco de dados ‘Barreiras Impeditivas’ inclui as alíquotas tarifárias para cada produto. No entanto, se você não encontrar o seu produto, ou quiser mais detalhes sobre barreiras tarifárias, busque na página ‘Tariff Download Facility’: http://tariffdata.wto.org


6. Posso editar ou atualizar as informações dos bancos de dados?
R: Depende do seu perfil: se você for do governo brasileiro ou de uma associação empresarial, poderá editar certas informações. Os outros perfis (exportador, ONG, estudante) não podem editar as informações. Caso você tenha informações ou correções para agregar, entre em contato conosco (lembrando de especificar a barreira).


7. Quais são as fontes das informações nos bancos de dados?
R: Todas as informações são de fontes de dados oficiais de governos e entidades. As únicas informações que são elaboradas por nós são: ‘Medidas Possíveis’ e ‘Potencial de Exportação’ (em ‘Barreiras Impeditivas’). As principais fontes das informações são: Alerta Exportador (Inmetro), M.A.D.B. (EU Market Access Database), STC (WTO Specific Trade Concerns), e-Ping (WTO notifications website), National Trade Estimate Report 2016 (USTR), Global Trade Alert, ITC Market Access Map e Global Regulations.


8. É possível imprimir as informações dos bancos de dados?
R: Sim, você pode imprimir os dados, com um layout do cadastro das informações. Lembre-se de citar a fonte das informações.


9. Posso reportar uma barreira comercial que enfrentei/estou enfrentando na exportação?
R: Sim, você pode nos enviar as informações sobre as exigências ou questões enfrentadas na sua exportação e iremos analisar o caso. Dependendo da questão, podemos fazer sugestões, incluir as informações nos nossos bancos de dados ou indicar a pessoa responsável pelo assunto no governo brasileiro.


10. As informações estão sempre atualizadas?
R: Na área de barreiras comerciais é praticamente impossível ter dados 100% atualizados, devido ao enorme número de países e produtos, assim como devido às mudanças que as mesmas sofrem com certa frequência. Assim, apesar de fazermos todo o esforço para atualizar as informações sobre cada barreira comercial, é recomendável verificar se houve mudanças nas barreiras de interesse, acessando os websites dos respetivos Ministérios ou agências reguladoras do país estrangeiro. Leia a seção de copyright e de termos de responsabilidade do nosso site. Caso você precise de ajuda, entre em contato conosco.


11. Como faço para pedir ajuda sobre determinada barreira comercial?
R: Você pode entrar em contato com:
     a nossa equipe (clicando em ‘Solicitar ajuda’ nos bancos de dados; pelo site ou pelo e-mail contato@barreirasdeacesso.com.br );
     os respetivos Ministérios ou agências reguladoras do país estrangeiro (os dados de contato estão nos bancos de dados);
     o governo brasileiro (os dados de contato estão nos bancos de dados).


© 2017 Barreiras de Acesso. Todos os direitos reservados | Design by W2F Systems